Festa Infantil ao ar livre aprenda a organizar

Em uma época de tecnologia, shoppings e ruas perigosas, as crianças têm cada vez menos contato com a natureza. Poucos estão acostumados a correr na terra, sentir o cheiro das flores e explorar a vegetação. Uma festa infantil ao livre é, então, além de diferente, uma alternativa aos dias corridos e cercados de prédios.
Para fugir dos tradicionais buffets ou salões de prédio, trata-se de uma das melhores opções para fazer com que as crianças se divirtam ao máximo e tenham muito mais do que uma celebração — mas, sim, uma experiência.
No entanto, para ter uma festa infantil ao ar livre de sucesso é preciso muito planejamento. Há alguns cuidados específicos que esse tipo de festa exige e você deve levá-los em consideração para evitar surpresas desagradáveis.
É pensando nisso que, neste post, lhe ajudaremos com dicas para organizar uma festa inesquecível. Acompanhe!
A escolha do parque
Apesar de qualquer área verde valer, é importante que o local escolhido seja seguro. Uma pracinha é um lugar mais flexível, mas não costuma ter vigilância.
Já um parque grande tem mais pessoas, mas, ao mesmo tempo, mais comodidade para deixar as crianças correrem soltas. É importante, porém, ligar para administração do lugar e conferir se você precisa de autorização, além de se certificar das regras do local.
Alguns parques, por exemplo, não autorizam amarrar balões nas árvores, enquanto em outros o som deve ser mantido baixo. Outro ponto importante é a presença de sanitários femininos e masculinos para o conforto dos convidados.
O número de convidados
Festas ao ar livre são mais íntimas. Isso porque em um buffet você tem praticamente tudo pronto, enquanto nesse tipo de festa é preciso organizar os mínimos detalhes.
O ideal é convidar no máximo até 50 pessoas, para que tudo fique sob controle — o que também é melhor para os próprios convidados, pois todos conseguem interagir entre si sem muita bagunça.
A época do ano ideal
Não faz sentido ter uma festa ao livre no frio, assim como é arriscado apostar nesse tipo de evento em períodos de chuva. A primavera é uma boa época, já que as árvores estão floridas e o sol não está tão forte.
É importante também acompanhar a previsão do tempo na semana para que, caso chova ou esfrie, você tenha um plano B. Deixe avisado no convite que caso isso aconteça, a festa será transferida para um local coberto.
O horário da festa
Lembre-se de que a festa ao ar livre também tem a natureza como convidada. Para que todos fiquem confortáveis, o ideal é que ela seja realizada no período da manhã, quando a temperatura está mais gostosa e a luz perfeita para as fotos.
As comidas mais indicadas
Invista em comidas no estilo piquenique, em que cada um serve a sua própria porção. Frutas, saladas e sanduíches prontos combinam muito com o estilo da festa, bem como bebidas bem geladas.
Escolha comidinhas que durem em uma bolsa térmica e não percam as suas características sensoriais. Além disso, tenha cuidado na hora do transporte desses alimentos, deixando os mais delicados em cima e bem embalados.
A mobília
Você pode alugar três mesas de armar: uma para o bolo e outras duas para comidinhas e suqueiras. Os convidados mais velhos ou com dificuldade de locomoção podem precisar de cadeiras, enquanto os outros se sentam em toalhas no chão com almofadas.
Uma festa infantil ao livre pode até parecer simples, mas demanda muito planejamento. Invista no minimalismo e deixe a natureza ser a protagonista — depois de seu filho, é claro!