Aprenda a calcular quantidade de comida e bebida para Festas Infantis

Como calcular quantidade de comida e bebida para uma festa? Essa é uma questão comum das mamães e papais que buscam organizar um momento incrível para o filho. Afinal, ninguém quer correr o risco do evento ser prejudicado por isso.
Fato é que não existe uma fórmula mágica capaz de apresentar uma solução exata para esse questionamento. No entanto, é possível atentar-se a certos aspectos relacionados à festa para, então, chegar a uma quantidade apropriada. Quer saber o que deve ser analisado? Continue a leitura!
Duração da confraternização
O primeiro passo para conseguir fazer um cálculo aproximado é ter noção da duração da festa. Como se pode imaginar, uma festa que ultrapasse 6 horas, com certeza, vai precisar de mais alimentos do que uma com duração média de 4 horas, concorda?
Portanto, estipule previamente o tempo do evento. Somente assim você conseguirá fazer uma média realista. Lembre-se, também, de levar em conta o horário da festa: um almoço pede mais comida do que um lanche à tarde, por exemplo.
Número de convidados
Outro ponto importante é o número de convidados. Antes de fazer o cálculo da quantidade de comida e bebida, você deve ter na ponta do lápis quantas pessoas estarão presentes na confraternização.
Lembre-se, aqui, de entregar os convites com antecedência e, se possível, solicitar a confirmação de participação — dessa maneira você terá uma noção melhor da quantidade de pessoas que estarão efetivamente presentes.
Idade das pessoas
Aliada à lista de convidados, está a informação da faixa etária dessas pessoas, afinal, uma criança não come a mesma quantidade de um adulto, por exemplo, certo?
Como estão em fase de desenvolvimento, é natural que os jovens consumam mais alimentos do que adultos. Em contrapartida, crianças até 7 anos e idosos comem menos. Para fazer os cálculos, leve em consideração que 2 crianças valem para um adulto.
Tipos de alimento
A quantidade de churrasco consumida não vai ser a mesma de doces, assim como os pratos quentes, possivelmente, saem menos do que os petiscos. Não à toa, é preciso pensar nessas refeições separadamente. Para não ter erro, confira a nossa sugestão de quantidade para cada item (tendo como base uma festa com duração de, aproximadamente, 4 horas):
Salgadinhos e canapés
O mais recomendado é calcular de 10 a 12 salgadinhos por pessoa. Lembre-se, ainda, de apostar em opções distintas, assim será mais fácil agradar os diversos paladares.
Churrasco
Picanha acompanhada de outros cortes, como coração, asinha, linguiça e costela, é uma boa pedida. Para não deixar ninguém passando vontade, o recomendado é colocar 400 g por pessoa. Em relação ao carvão, a quantidade é de 5 kg a cada 10 kg de carne.
Pratos Quentes
Na maioria dos casos, é melhor prevenir do que remediar, certo? Não dá para prever se algum convidado não vai comer — nem se algum outro vai repetir —, até mesmo porque é normal que o prato quente não seja a única opção de comida em uma festa. Sendo assim, calcule um prato por pessoa, ou seja, multiplique o número de convidados pelo de pratos.
Doces
Não há como falar de festa de criança e não citar os docinhos, que são, em média, 6 para cada pessoa. Claro que esse número pode variar — tanto para mais quanto para menos. Já o bolo é em torno de 100 g por pessoa, mas nem todos experimentam, visto que já se deliciaram com as outras refeições.
Bebidas
Se for servir diversos tipos de bebidas, basta calcular 400 ml de refrigerante por pessoa. Caso vá oferecer apenas refrigerante e água, esse número passa para 600 ml. Mas, lembre-se de comprar algumas opções diet e também de que nem todos gostam de refrigerante, então, sirva algumas jarras de suco.