9 dicas para o cardápio da festa de aniversário infantil

Não tem nada mais divertido do que comemorar o aniversário das crianças, não é mesmo? Junto com toda a alegria, as brincadeiras e a decoração, também é preciso pensar no que será servido para os convidados - de todas as idades.
É normal muitas famílias assimilarem festa infantil com comidas cheias de frituras e guloseimas, porém, já cresceu o interesse em também oferecer uma opção de cardápio mais “natureba”. E acreditem: a ideia é tão aprovada quanto a de servir só coxinha e algodão doce.
Para não enlouquecer na hora de escolher o cardápio da festa do seu filho, tenho algumas dicas que sempre funcionaram aqui em casa, nas festas da Clara e em muitas que frequentei ou que me mostram nas redes sociais do blog:
1. Elabore o cardápio pensando na idade do aniversariante, que muitas vezes será a idade predominante das crianças;
2. Troque as frituras por assados. Aí, a variedade é enorme: esfiha, kibe assado, mini pizza, pão de queijo...
3. Abuse das frutas: pode ser como uma saladinha de fruta, espetos ou cortadas de maneiras divertidas, colocadas em potinhos;
4. Além das frutas, abuse de alguns cereais e legumes: tomate cereja no palitinho com queijo é sucesso, além do milho cozido em espiga ou esbugalhado. Outra opção que também é adorada pelas crianças é a boa e velha pipoca!
5. Troque o cachorro quente por um sanduíche de carne desfiadinha ou carne louca;
6. Em vez de refrigerante, abuse de sucos naturais (dependendo do sabor, é super possível mantê-los naquelas suqueiras. Maracujá, melancia, melão com hortelã são algumas ideias) ou então, sucos de caixinha sem adição de açúcar.
7. No quesito docinhos, vá pelo simples e tradicional: brigadeiro, beijinho, bicho de pé. Sim, pode ter doces nas festas das crianças, desde que, ao longo da festa, todos possam comer bem e de forma variada!
8. Na hora de escolher o sabor do bolo, pergunte para a criança qual ela quer. E, se ela quiser um bolo de chocolate com cobertura de brigadeiro, tudo bem também! Afinal, é aniversário dela, não é?
9. No caso das lembrancinhas, seja criativo e dê opções que não incluam guloseimas. Tela com tinta para pintura, dominó, jogo da velha, jogo da memória... Enfim, há uma imensa variedade que pode estar dentro do saquinho tão esperado pelas crianças.
Apesar de seu filho só fazer aniversário uma vez por ano, pense em quantas festas ele vai.. Aqui, em alguns meses, temos festas em todos os fins de semana, ou seja, algo que seria de vez em quando começa a ser rotina. Além disso, como sempre falo: comer é social e nosso hábito alimentar deve fazer bem todos os dias, independente de onde estivermos.
A festa de aniversário é bacana porque é a comemoração de mais um ano de vida e não pelo fato de comermos frituras e excessos. Comer bem e de forma feliz deve ser um hábito diário.
Boa festa!