10 brincadeiras para o chá de bebê

Para que o chá de bebê seja um sucesso, vários pontos são importantes: tem os comes e bebes, as lembrancinhas, os brindes para as convidadas. Mas, sejamos sinceras: não há nada mais chato do que chegar num evento desses e dar de cara com brincadeiras sem noção. Por isso, listamos aqui algumas atrações com uma dose de bom gosto e que agradam tanto as mães mais clássicas quanto as moderninhas. Anote aí:
Baby Bingo Papel, caneta e cartela em mãos é hora de começar o bingo. Mas, ao contrário de uma cartela apenas com números, são palavras relacionadas ao universo materno que entram em cena (fralda, body, mamadeira). Cada convidada recebe uma cartela e a mamãe grávida “canta” as palavras. Quem preencher a cartela primeiro ganha o bingo, ou seja: aquela lembrancinha fofa que a grávida já deixa previamente separada para cada ganhadora.
Cápsula do tempo Uma das brincadeiras mais criativas e emocionantes dos chás de bebê moderninhos, a ideia é criar memórias para o futuro. Funciona assim: cada convidado escreve num pedaço de papel uma mensagem para o bebê ler quando já for grandinho (também vale mensagem para a grávida ler quando o bebê já estiver crescido). As mensagens devem ser encapsuladas em um pote de vidro, quadro fechado ou até mesmo num cofre. E a maior emoção é que a anfitriã marca uma data para abrir cada uma delas junto às convidadas do dia. Dica: tire uma foto com cada convidada segurando o seu papel fechado e guarde junto com a mensagem. Dessa forma, será possível recordar com muito mais carinho do dia do chá.
Pai à prova Com os olhos vendados, o pai do bebê é convidado a realizar uma missão, decidida previamente entre as convidadas. Vale desde trocar a fralda de um boneco, até dar banho ou trocar a roupa. Tudo isso deverá ser feito seguindo as instruções das amigas presentes. Essa é uma forma de incluir o homem no grupo. Quanto mais ele estiver a fim de cuidar do bebê, melhor ele poderá se sair.
E o tamanho da barriga é... Todo mundo adora dar um palpite sobre o tamanho da barriga das grávidas. Então, por que não colocar essas “habilidade” à prova? Para isso, basta distribuir entre as convidadas um barbante e pedir que elas corte na medida em que acham que está a barriga da anfitriã. Ganha quem chegar mais próximo à medida exata.
Objeto escondido Após escolher um objeto, a anfitriã o esconde-o em algum lugar da festa. A convidada que encontrar o esconderijo criativo primeiro leva o brinde para casa. Essa é daquelas brincadeiras que permitem muita interação entre uma convidada e outra, podendo aproxima-las durante o evento, assim, uma acaba conhecendo um pouco mais a outra.
O sabor da papinha Seja na versão industrializada ou natural, a ideia é que as convidadas provem alguns sabores de papinhas, a fim de descobrir os ingredientes de cada uma delas. Ganha quem acertar primeiro o sabor de cada papinha. As amigas que já têm filhos costumam acertar em cheio logo de cara. Dica: procure não misturar tantos ingredientes. Dois ou três legumes, por exemplo já são suficientes, caso contrário pode confundir demais o paladar e corre-se o risco de demorar muito para ter um acerto.
Qual é o presente? Um clássico nesse tipo de encontro, a brincadeira leva a mamãe grávida a imaginar o que há dentro do pacote. Vale de tudo para acertar, menos abrir o presente, é claro. A cada acerto da grávida é a convidada em questão que paga prenda. Já se a grávida errar, a pessoa que deu o presente sugere uma prenda ou castigo para ela pagar. A mesma brincadeira também pode acontecer para adivinhar quem deu o presente. Fica ainda mais divertido!
Palavra proibida Essa também é clássica, mas costuma fazer muito sucesso, além de ser super simples de executar. No início do chá, escolha com as convidadas uma palavra que deverá ser proibida de se pronunciar durante todo o evento. Para ficar bem animado, o ideal é que seja uma palavra muito usada, como mamãe, bebê, ou até mesmo o nome da anfitriã. Cada vez que alguém pronunciar a palavra, a pessoa ganha uma fita ou linha. No fim da festa, quem tiver mais linhas ou fitas perde o jogo, já quem tiver menos, ganha.
Stop mom Quem nunca brincou de stop durante um passeio ou na casa daquele familiar? A brincadeira aqui é bem semelhante ao tradicional jogo, sendo que a diferença fica por conta apenas da temática: o ideal é usar palavras que traduzam a rotina com um bebê, por exemplo: Nome do bebê, item do enxoval, filme infantil, e por aí vai. Ganha quem completar o jogo primeiro. Cada acerto vale um ponto a ser definido entre a turma.
Conselho de amiga Cada convidada deverá escrever um conselho para a futura mamãe, lendo-o ao final do evento. Esse costuma ser um momento de bastante emoção e troca de afeto entre a anfitriã e as amigas, fechando o evento com chave de ouro.
Fonte: Revista Crescer